O 29º CNTT da ABTT

A ABTT – Associação Brasileira de Tecnologia Têxtil, de Confecção e de Moda realizou o XXIX CNTT – Congresso Nacional de Tecnologia Têxtil, de Confecção e Moda nas excelentes instalações do campus do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE na cidade de Brusque em Santa Catarina no período de 31/10 a 04/11/2022. O XXIX CNTT foi presidido pelo Prof. Wallace Nóbrega Lopo da UNIFEBE, que apesar das dificuldades garantiu a realização do evento cumprindo toda a programação estabelecida.

A ABTT agradece à Magnifica Reitora da UNIFEBE Profª. Rosimari Gratz pela cessão das instalações e equipamentos do campus da UNIFEBE para a realização do XXIX CNTT.

No dia 02/11/2022 a ABTT completou 60 anos de atividades ininterruptas cumprindo sua missão de sempre unir a cadeia têxtil - confecção, fato que foi comemorado na sessão solene de abertura do XXIX CNTT no dia 31/10.

O jornal “O Município” da Cidade de Brusque deu ampla divulgação ao XXIX CNTT, que teve o apoio das entidades locais e de Santa Catarina em geral. Destacamos: Prefeitura Municipal de Brusque – SC; FIESC – Federação das Indústrias de do Estado de Santa Catarina - Câmara Têxtil, Confecção, Couro e Calçados; ACIBr – Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá; SINTEX – Sindicato da Industria de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau; SINDITÊXTIL – Brusque, SIFITEC – Sindicato das Industrias de Fiação e Tecelagem; NFTex – Núcleo de Fabricantes de Toalhas da ACIBr; SINTRIVEST – Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Vestuário de Brusque e região; SINDIVEST – Sindicato das Industrias do Vestuário.

O XXIX CNTT agradece o apoio das seguintes entidades, associações e empresas em nível nacional: ABQCT – Associação Brasileira de Químicos e Coloristas Têxteis; ABIT – Associação Brasileira da Industria Têxtil, Confecção e Moda; ABRAFAS – Associação Brasileira dos Fabricantes de Fibras Artificiais e Sintéticas; Escola SENAI “Francisco Matarazzo” – SP; SENAI – CETIQT – RJ; FEBRATEX GROUP.

A programação do XXIX CNTT sofreu várias intercorrências por conta das manifestações de protesto que ocorreram por todo o Brasil, e foi muito acentuada na região de Brusque em Santa Cataria.

A programação do XXIX CNTT foi iniciada na noite de 31/10 com a realização da sessão solene de abertura e da comemoração de 60 anos de atividades ininterruptas da ABTT.

Estiveram presentes, entre autoridades e empresários locais, o Sr. Ari Veque – Prefeito de Brusque, Profª Rosimari Gratz – magnifica reitora da UNIFEBE. Sra. Rita Cássia – presidente de honra do XXIX CNTT, presidente da ACIBr e Diretora da FIESC, além do Sr. Ademir José Jorge – Secretário de Desenvolvimento Econômico de Brusque. Os demais convidados se fizeram representar, uma vez que as rodovias de acesso à cidade de Brusque estavam com pontos de bloqueio.

Na cerimônia de abertura do XXIX CNTT foi outorgado o título de Presidente Emérito da ABTT, ao Sr. Reinaldo Aparecido Rozzatti, em reconhecimento pelos trabalhos prestados em prol do engrandecimento da associação.

O trabalho vencedor do concurso de trabalhos técnicos do XXIX CNTT foi apresentado por seu criador o Prof. Dr. João Batista Giordano da FATEC da cidade de Americana – SP, durante a programação tecnológica do XXIX CNTT.

O XXIX CNTT foi patrocinado pelas seguintes entidades e empresas: Audaces, Color Química, FIESC - Câmara Têxtil, Confecção, Couro e Calçados, Fórmula Química, GinTex, Itema, Muratec, NFTex - ACIBr, Operacional, Prime Tech, Renaux View, Rivitex, Sinpar, SisTex - Marisol, Tabatex, Totall Marcas, Toyota e Trützschler; as quais a ABTT agradece o apoio e a compreensão pelas dificuldades que estavam sendo vencidas para a realização do XXIX CNTT.

As empresas patrocinadoras apresentaram, dentro da programação tecnológica do XXIX CNTT, suas mais recentes inovações em produtos e serviços. Para possibilitar maior divulgação, uma vez que o acesso ao local de realização do XXIX CNTT foi dificultado por movimentos populares, as palestras e painéis foram gravados e serão em breve disponibilizadas no site da ABTT – www.abtt.org.br.

O representante da ABRAFAS/AMPA Dr. Sérgio Dutra destacou no painel de Fibras Naturais, Artificiais e Sintéticas aspectos importantes da cotonicultura brasileiras e os esforços para a sustentabilidade da cadeia produtiva. O painel teve também a participação da Sra. Livia Azevedo colaboradora da INDORAMA que representou a ABRAFAS informando as ações das empresas para tornar as fibras sintéticas e artificiais mais sustentáveis.

Outro painel de debates que chamou atenção foi o que debateu tema referente à sustentabilidade da moda. Participaram Sr. Nelson Balker Junior da empresa MS Printing, Prof. Gilson Leite do IST SENAI-CETIQT e Sr. Reinaldo A. Rozzatti representando a ABTT, atuou como mediador o Prof. Wallace Nóbrega Lopo da UNIFEBE.

Os participantes abordaram diversos aspectos referentes aos cuidados que devem ser tomados para a criação de moda visando a sustentabilidade dos processos e consequentemente do planeta. Foi dado ênfase à moda sustentável focando na re-utilização de peças e da consciência em fazer o reprocesso das peças, reutilizando as fibras, e seu descarte de maneira sustentável.

Ao final do XXIX CNTT a ABTT realizou sua AGO para a eleição de nova diretoria cujo mandato vai até 30/11/2024, e está composta pelos seguintes sócios plenos todos do Núcleo SP:

Presidente: Camilla Borelli

Vice-Presidente; Reinaldo A. Rozzatti

Secretário Geral: Antonio César Corradi

Tesoureiro Geral: José Roberto Gennari

Diretora de Eventos: Maria Adelina Pereira

Diretora de Moda: Thaisa Peralta

A ABTT recebeu várias propostas para a realização do XXX CNTT em 2024, que serão analisadas por comissão a ser nomeada pela presidência da ABTT para este fim.

Brusque é conhecida como "Berço da Fiação Catarinense" e "Cidade dos Tecidos" pois foi na cidade que se iniciou um dos maiores polos têxteis de Santa Catarina e do Brasil.

João Bauer, em 1890, desenvolveu a primeira tentativa de produção de tecidos no município, contando com ajuda dos imigrantes poloneses, conhecidos como tecelões de Lodz. A segunda tentativa que logrou êxito aconteceu com o apoio de Carlos Renaux, comerciante que instalou teares de madeira rústicos, construídos pelos próprios poloneses, dentro do depósito de sua casa de comércio em 1892, fundando a Fábrica de Tecidos Carlos Renaux S.A., um dos ícones da indústria no sul do Brasil. Em 1898, surgiu a Buettner e em 1911 a Schlösser.

Essas indústrias dominaram a principal atividade econômica da cidade durante a maior parte do século XX, até no final dos anos 80. Ainda hoje é um dos setores mais fortes da economia local, agregando nomes importantes na área de malhas e serviços têxteis

Com a premissa de trabalhar comprometida com o conhecimento e o desenvolvimento das pessoas, a história da UNIFEBE começa a ser escrita em 1973, em Brusque (SC), onde foi pioneira no Ensino Superior. Desde então, muito mais do que formar profissionais qualificados, trabalha diariamente para formar cidadãos éticos, com senso crítico e preparados para os desafios do mercado de trabalho e da vida.

Da mesma maneira que se compromete com a educação, a UNIFEBE também se preocupa com o desenvolvimento de sua comunidade. É uma instituição sem fins lucrativos e totalmente engajada com o que acontece a sua volta. Juntamente com os alunos e a comunidade, estão os colaboradores, parte fundamental da história e missão da UNIFEBE. Assim como a instituição, esses profissionais acreditam na educação como instrumento de mudança e aprimoramento social.

Acreditamos no ser humano e nossa maior satisfação é trabalhar por um futuro melhor para essa e as futuras gerações.

  • Presidente da ABTT - Prof. ANTÔNIO CÉSAR CORRADI
  • Presidente do 29º CNTT - Prof. WALLACE NÓBREGA LOPO
  • Presidente de Honra do 29º CNTT - Sra. RITA CÁSSIA CONTI
0
0
Local:

Rua Dorval Luz, 123 - Bairro Santa Terezinha

UNIFEBE

Brusque - Santa Catarina

Data do evento:

31 de Outubro à 04 de Novembro de 2022

Mídias Sociais: